segunda-feira, 21 de março de 2011

INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO E DA PESQUISA

Ontem em matéria do Estadão o professor JOSÉ DE SOUZA MARTINS, escritor, sociólogo e professor emérito da USP, abordou questões sérias sobre as pesquisas científicas brasileiras e o ranking e índices de publicações brasileiras.


Ressaltou que "são pouquíssimas as publicações em outras línguas que não a inglesa ali indexadas. Essas citações têm grande impacto nos dois rankings, embora praticamente não contenham as citações em artigos publicados em português, espanhol e mesmo francês. O que vale é sobretudo citação em publicações americanas, o que é pouco e irreal."


Mas garantiu que há esforços válidos da internacionalização da ciência brasileira por parte de universidades que empenham-se estimulando estudantes de pós-graduação a uma temporada de formação em universidade estrangeira.


Nós da Escola Paulista de Negócios estamos cientes de que muito ainda há de se fazer pela educação em nosso país e que esforços precisam ser ainda maiores, mas nos sentimos participantes e ativos na formação de profissionais em ascensão de carreira através dos módulos internacionais (Saiba mais em www.paulistadenegocios.com.br) e abaixo.





Muito se tem falado sobre intercâmbios estudantis e seus benefícios na carreira e na formação cultural e intelectual de profissionais e estudantes, mas precisamos também de apoio de órgãos governamentais que possam favorecer e ampliar a metodologia de pesquisa e ensino internacionalizado.


Acompanhe na íntegra a matéria de 20/3 no Estadão: Desprovinciar a Universidade.

2 comentários:

  1. É de suma importância que possamos ter profissionais preparados para pensar e agir estrategicamente e contribuir com suas organizações na busca da excelência.

    ResponderExcluir
  2. "A Florida Christian University celebra com satisfação o convênio firmado com a Pós-graduação da UMC/SP e EPN/Escola Paulista de Negócios, pois são instituições com grande potencial e focadas no desenvolvimento humano. Sempre acreditei que a experiência internacional agrega muito valor ao currículo e a carreira dos profissionais, uma vez que eles entram em contato com a cultura, informações técnicas e procedimentos de outros países, proporcionando uma visão mais globalizada dos negócios." palavras do Prof. Anthony B. Portigliatti, Ph.D. President and Chancellor, Florida Christian University (FCU).

    ResponderExcluir

COMENTE