segunda-feira, 11 de abril de 2011

PORTAIS CORPORATIVOS

Esta semana traremos uma série de artigos interessantíssimos de alguns professores da Escola Paulista de Negócios. Como já a apresentamos anteriormente, a professora Sandra Regina da Luz Inácio é PHD em Psicologia Clínica, PHD em Administração de Empresas, Mestre em Administração pela USP, Pós-Doutoranda em Negócios Internacionais e por aí vai, CLIQUE AQUI para conhecer seu currículo completo.

"As Vantagens dos Portais Corporativos" - parte 1

Na Era da Internet, Portais Corporativos têm um papel essencial no esforço de disponibilizar informação e conhecimento onde eles são necessários nas organizações. Portais Corporativos também representam uma mudança necessária no sentido de se estabelecer uma plataforma única para e-Business e prover profunda integração, em tempo-real, de muitas distintas aplicações de Tecnologia da Informação. Isto representa uma mudança sísmica no modo de como será apresentada a informação e em como os muitos sistemas precisarão se comunicar entre si.

A promessa oferecida por Portais Corporativos para capturar e compartilhar conhecimento é muito interessante, especialmente para as empresas intensivas em conhecimento. O Portal Corporativo pode se tornar o meio através do qual as companhias venham a superar alguns dos desafios relacionados à administração de informação em um ambiente corporativo pré-WEB e pré-Portal.

Estes desafios incluíam:
• Plataforma e formatos de arquivo proprietários e incompatíveis;
• Difícil acesso à informação;
• Redundância e duplicação de informação através das redes;
• Informações publicadas de modo desorganizado;
• Indivíduos não tinham condições de publicar com facilidade informações para sempre acessadas por toda empresa;
• Muitos métodos diferentes para procurar e acessar a informação;
• E, ao mesmo, sobrecarga de informação;
• Usuários não técnicos são altamente dependentes do departamento de Tecnologia da Informação para gerar relatórios ou obter informação;
• Ferramentas de visualização caras, não intuitivas ou inexistentes;
• Carência de ferramentas de colaboração on-line efetivas;
• Arquiteturas proprietárias caras, o que torna difícil de integrar tipos diferentes de informação;
• Visão antiquada centrada em aplicações de Tecnologia da informação no ambiente Desktop.

As empresas, por sua vez, poderão configurar cada usuário do portal de acordo com níveis de segurança e autorizações de acesso individuais. Já os usuários, têm a possibilidade de personalizar os portais por forma a encontrar, aceder e pesquisar os recursos disponíveis na empresa, por forma a obterem a informação de negócio que mais lhes é relevante. A possibilidade do usuário do portal corporativo poder personalizar tanto o conteúdo como a aparência do ambiente de trabalho, é uma das vantagens que este sistema permite aos processos de negócio.

As mais avançadas plataformas de Portais Corporativos vão além do acesso à informação estruturada e não estruturada. Elas provêem soluções que são mais próximas às necessidades diárias de informação e de colaboração de cada funcionário e/ou parceiros de negocio. Elas personalizam o acesso à informação, automatizam e melhoram os ciclos de decisão complexos de trabalhadores de conhecimento e podem nutrir níveis mais profundos de colaboração entre empregados e diferentes empresas da cadeia produtiva. Com a complexidade de prover um único ponto de contato para todas as fontes de informação, o Portal Corporativo assume o papel, sem precedente, de integrador universal.

por: Sandra Regina da Luz Inácio.
Em breve a parte 2 desta artigo. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE