terça-feira, 17 de julho de 2012


Atualizando nosso Blog

Ficamos algum tempo sem atualizar nosso Blog. Mas daqui para frente vamos mantê-lo ativo, informando aos nossos alunos, professores e colaboradores sobre as iniciativas empreendidas pela Escola Paulista de Negócios.
No período em que ficamos sem postar notícias a EPN desenvolveu uma série de atividades, dentre as quais ao menos três, mesmo que tardiamente, merecem ser divulgadas:


Programa Internacional na Argentina

Em junho realizamos nosso primeiro programa internacional em parceria com a Universidad Interamericana de Buenos Aires, 23 alunos participaram da atividade coordenada pela profª. Zélia Olanczuk, que foi considerada de excelente nível, correspondendo a uma importante experiência complementar para seus projetos de carreira.



Revista Estratégia & Sustentabilidade

No primeiro semestre de 2012 lançamos mais um número da Revista Estratégia & Sustentabilidade. Nossa revista abre espaço para apresentação de artigos de professores e alunos da EPN, assim como para a participação de docentes de outras Instituições. Com temas bastante diversos a publicação deseja ser uma contribuição adicional para o desenvolvimento da comunidade da pós-graduação UMC/EPN.



Ciclo de Avaliação
Como nossos alunos e docentes bem sabem ao final de cada disciplina realizamos sua avaliação por intermédio de inquérito junto aos estudantes. Tal pesquisa é parte do Programa de Avaliação Institucional o qual nos permite monitorar o desenvolvimento de nossos cursos.
Evidentemente os inquéritos e seus resultados são sistematizados e equivalem a um processo constante e permanente, sendo que somente como processo é que sistemas de avaliação possibilitam estabelecer a atitude diagnóstica que leva ao conhecer sobre as atividades acadêmicas e como elas se inter-relacionam com os demais aspectos da Instituição.
Em termos de um processo permanente a avaliação promovida não tem por objetivo punir ou premiar pessoas ou grupos. Pretende sim oferecer instrumentos para subsidiar o desenvolvimento institucional e o estabelecimento de políticas e diretrizes para o cumprimento da missão estabelecida, bem como gerar informações para o planejamento acadêmico e, consequentemente, para o aprimoramento e a qualidade dos cursos desenvolvidos pela UMC/EPN.
Vamos aos poucos divulgar os dados consolidados os quais geraram o Relatório de Avaliação referente ao ano de 2011. Dentre eles, o primeiro que apresentamos é a qualificação do corpo docente. Em 2011 dos 85 professores que lecionaram em nossos Cursos, 63 possuíam títulos de mestre ou de doutor, equivalendo a 74% do corpo docente. A distribuição do corpo docente por títulos está demonstrada no gráfico abaixo:



Mais importante que a titulação docente é o fato de que tais professores foram avaliados, na visão dos alunos, com os seguintes conceitos:

Avaliação do Professor

Avaliação Consolidada
O professor tem domínio do conteúdo da disciplina
9.2
O professor apresentou o conteúdo de forma clara
8,8
O professor demonstrou possuir experiência profissional na área de sua disciplina e valeu-se dela para exemplificar questões relevantes do conteúdo    
9,1
O professor demonstrou preocupação com o nível de compreensão da turma
8,9
O professor buscou integra-se e interagir pró-ativamente com a turma
9,0
O professor utilizou adequadamente o tempo disponível para a disciplina
8,8
Média do Item
9,0

Tal avaliação confirma o envolvimento e qualidade de nossos docentes com o Projeto Pedagógico que norteia nossos Cursos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE