quinta-feira, 5 de junho de 2014

Dia Mundial do Meio Ambiente


Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e nesse ano o foco está voltado para as Mudanças Climáticas com o tema  “Aumente sua voz, não o nível do mar”. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas de 15 de dezembro de 1972 na Conferência de Estocolmo (Suécia).
Já que o foco é Mudanças Climáticas, aproveitamos a oportunidade para falar um pouco sobre este assunto relacionado a Meteorologia:
Pra começar a falar sobre Mudanças Climáticas, é importante falar de efeito estufa que é um processo natural do nosso planeta. A composição da atmosfera, vapor d’água, dióxido de carbono e outros gases, causa uma proteção natural que serve para manter a temperatura média do Planeta como conhecemos, fator determinante para todos os seres vivos. Sem estes gases, a energia emitida pelo Planeta passaria diretamente para o espaço fazendo com que a nossa temperatura fosse negativa impedindo a vida na Terra.
imagem
Arte: Cpetc
O que vem ocorrendo é que por processo natural e ação do homem, por tudo que produz hoje em dia, a quantidade de alguns gases do efeito estufa estão numa quantidade muito maior que o natural, ou seja, eles estão segurando muito mais energia/calor que o natural. Conseqüência? Aumento da temperatura média da Terra ou Aquecimento Global.
Esta expressão não  pode ser confundida com Mudanças Climáticas. Este segundo termo é uma conseqüência do primeiro, ou seja, o clima que conhecemos vai mudando pelo fato da temperatura média da Terra aumentar. Hoje em dia alguns cientistas já apontam mudanças do clima relacionando com o Aquecimento Global. A partir daí, conseqüência até na agricultura, por exemplo. O Laboratório Nacional de Agricultura e Meio Ambiente do Departamento de Agricultura dos EUA afirma que nas fases de reprodução e de desenvolvimento de diferentes culturas agrícolas, entre elas milho, trigo e café, já temos efeitos  refletindo em uma queda da produtividade no setor agrícola em países como Brasil e Estados Unidos. Por quê? Aumento da temperatura durante a fase de crescimento e de polinização. 
Especificamente neste ano tivemos um fato inusitado. Nos EUA já começou o verão meteorológico e mesmo assim, ainda tem gelo sobre os  Grandes Lagos da região entre os Estados Unidos e o Canadá, gelo remanescente do congelamento do inverno. Para terem idéia muitos pesquisadores falam que desde o começo das anotações em 1897 nunca houve relato de gelo nesta época sobre a região. 
Fonte: site RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE