terça-feira, 5 de agosto de 2014

Exatamente o que é talento?


Steve Crabtree e Kathie Sorenson (fonte internet)



É uma pergunta justa. "Talento" é um termo que você ouve em grande  variedade de contextos. É usado constantemente em referência às celebridades: Por exemplo,, no show business, os artistas são muitas vezes referidos como "o talento"; analistas esportivos vão   se referir a um excelente atleta iniciante  como  "talento bruto a ser lapidado". 

Crianças da escola primária impressionam seus pais em shows de talentos.

A existência de agências de talentos e corretores de talentos implica que o talento é um bem rarefeito, algo a ser comprado e vendido.

Mas, ainda que a palavra é comum, o conceito permanece indefinido  e carece de substância e  especificidade. Talvez isso seja  parte da razão pela qual tantas pessoas têm dificuldade em aplicá-lo a si e aos outros. 

Examinar e refinar  cuidadosamente  o conceito de talento pode tornar mais fácil  reconhecê-lo em si mesmo e nos outros, a fim de tirar o máximo proveito dessa característica em sua vida e como gestor.

O que distingue o talento?

Vamos começar com a definição de Webster. :  talento é  "qualquer habilidade  ou poder natural ¨Essa ampla descrição pode não parecer muito para seguir em frente, mas inclui uma palavra que é central para a perspectiva do Gallup sobre talento: natural.

Talento reflete como você é  construído . Isso é o que define o conceito para além de conhecimento e/ ou habilidades.O Talento dita suas reações ao meio ambiente a cada instante. Parece instinto , e é.

Conhecimentos e habilidades  implicam em aprendizagem e requerem processamento cognitivo mais ativo. O que você sabe revela suas experiências e educação .
Talento é quem você é no núcleo.Comportamento derivado de conhecimentos e habilidades pode ser alterado com muito mais facilidade do que o comportamento baseado em talento.
O talento não  depende de ambiente, aprendizagem, educação. É inato,  constante e duradouro. 

 Compreender a diferença entre as duas fontes de comportamento muda tudo.

Um exemplo : Falar em público pode ser interessante e absolutamente  envolvente quando se aprendem as técnicas de neurolinguistica, porém o talento de comunicação vai além de envolver alguém num tema. Consiste  em compromisso  que vai além do consciente. O real  talento de oratória  leva   um auditório lotado a acreditar que o que está sendo dito é  fundamental para cada um.

Você pode ser capaz de reproduzir os mecanismos individuais do que faz um grande orador  -conhecimento, dicção, contato visual mas há uma qualidade que não pode ser aprendida. Se você ouvir com atenção um orador verdadeiramente talentoso, você vai perceber que nenhum aspecto único desses mecanismos emerge, porque todos eles estão agindo perfeitamente em conjunto
A soma total  das habilidades é totalmente convincente, porque é um verdadeiro reflexo do caráter e compromisso de quem fala. Isso é talento. .

Ainda o talento é irmão maior do potencial definido como capacidade de aprender a fazer mais ou diferente, mas não é potencial. É muito mais.

Muitas  vezes  o talento é deixado de lado em nome de  deficiências nos  comportamentos esperados. . Muitas pessoas  acreditam que quanto mais diversificarem  a sua base de conhecimentos e competências, mais garantido o seu futuro.Isso é saudável sempre porém, uma pesquisa da Gallup confirmou que o oposto é o caminho mais provável para  um desempenho super excepcional... : Quanto mais tempo e esforço dispendido nas áreas de não-talento, menos oportunidade tem de se utilizar e refinar talentos e mais fácil cair na mediocridade.

É da natureza humana a cobiçar o que não temos. No caso das coisas materiais, esse anseio É LEGITIMO  porque nos leva a obter o que desejamos.  Mas quando se trata de talento, tentando atingir o que não está lá é uma causa perdida. 

Você que gerencia pessoas, lembre-se que o sucesso geralmente decorre da consciência  dos seus talentos e do de  seus colaboradores  e da compreensão de como usá-los da forma mais eficaz  e agir nessa direção.  Conhecimento e habilidades podem ser aprendidos , alterados e esquecidos  , mas o talento é inato e duradouro.


Qual seu talento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE